segunda-feira, janeiro 22

Deturpar ou detorpar

Escrevi mal a palavra deturpar no último post - já corrigi entretanto. A i. alertou-me para isso este fim-de-semana e fê-lo discretamente, porque isto de corrigir alguém em frente a terceiros tem muito que se lhe diga. Podes e deves continuar a fazê-lo e tens o meu consentimento para o fazer em público de futuro :)

(Do lat. deturpáre, «desfigurar»)
v. tr.,
modificar, alterar para pior;
desfigurar;
desfear;
corromper;
adulterar;
tornar torpe.

Não gosto de errar, mas prefiro errar e aprender a permanecer na ignorância... neste caso em particular nem me passou pela cabeça que estaria errada, por isso não me dei ao trabalho de consultar o dicinário. O que nos vale nestas alturas é a exposição que a nossa escrita "sofre". Obrigada, i.!

quinta-feira, janeiro 18

Engolir sapos...

... faz parte da vida e não nos tentemos convencer do contrário. Por mais desagradavel e injusto que possa ser, ajuda-nos por vezes a prosseguir sem metade das chatices e confusões que advêm da "lavagem de roupa suja". Há ocasiões em que é pura e simplesmente impossível falarmos daquilo que nos desagrada; primeiro, porque não vamos ser ouvidos e, por conseguinte, compreendidos; depois, nada do que dissermos vai corrigir o que está errado; por fim, podemos ainda ter o azar de passarmos pelos vilões da história ou de deturparem as nossas palavras.


Infelizmente, isto de engolir sapos não é só vantagens... deixa-nos como que um gosto amargo de hipocrisia e cinismo na boca, por não estarmos a ser transparentes com alguém. Por mais que esqueçamos e perdoemos, aquela aresta ficará sempre por limar.


Não faço disto regra na minha vida, claro. Penso que as ocasiões que referi devem ser excepções porque na maior parte das vezes ser frontal (com o tacto e bom senso adequados à pessoa/situação, senão tornamo-nos meramente brutos) é enriquecedor para as partes envolvidas. Há que conversar, esclarecer malentendidos, não ter medo de dar o braço a torcer...
E não perder a boa-fé nas pessoas.

Quem vai a barcelona, quem é?


(apesar de não estar incluida na foto, também vou!)

quarta-feira, janeiro 17

O mês da trabalheira

Quando o mês de Dezembro chegou ao fim, pensei para os meus botões que Janeiro seria melhor...! Enganei-me! Tenho muitas coisas para exprimir e contar, falta-me é o tempo para as colocar aqui...

Até já, espero eu...!